10 dicas para enfrentar a gula
Truques para não se render às guloseimas
Você está começando uma dieta, já renovou seu estoque light na geladeira, mas quando chega ao trabalho, não resiste ao cafezinho, ao chocolate que sua colega oferece ou a um almoço caprichado no self-service? Ok, se seu problema é a gula, aqui vai uma lista de itens que poderão auxiliar no controle desse mal, até que seu organismo se adapte à reeducação alimentar que você tanto almeja.
1) Toma-lhe água. Muitas vezes nosso cérebro nos dá a sensação de fome, quando, na verdade, estamos desidratados e precisando de água para nos reabastecer. Por isso, beba um copo de água para hidratar o organismo, pois será o suficiente para saciar aquela sensação, até por que a água enche o estômago, diminuindo a vontade de comer, de qualquer forma. Para tornar a bebida mais atraente, experimente colocar um ramo de hortelã ou de alecrim fresco. É refrescante. Coloque o ramo da erva escolhida em 1l. d'água, deixe na geladeira de um dia para o outro, coe e beba à vontade.
2) Legumes durante o dia. Alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos. Por isso, entre as refeições, você pode fazer pequenos 'lanchinhos', com verduras e legumes crus. Mini-cenoura, pepino em palitos, um bastão de palmito em conserva enrolado com uma fatia de blanquet de peru e tomates-cereja são algumas das opções. Todas pouco calóricas e práticas para levar para o trabalho.
3) Frutas secas. Outro tipo de alimento que inibe a vontade de comer são as frutas secas. Mantenha um saquinho de ameixas, damasco ou uva passa em sua bolsa ou na gaveta do escritório, para aqueles momentos de ansiedade. São opções saborosas, energéticas e com muitas fibras.
4) Biscoitos INTEGRAIS. É uma boa saída para quem quer algo doce e já enjoou das barras de cereais. Estão disponíveis no mercado diversos sabores de biscoitos integrais, inclusive salgados, para alternar o paladar. Separe os biscoitos em pequenas porções de saquinhos ou potinhos plásticos e leve na bolsa, para não correr o risco de comer o pacote todo de uma só vez. As versões salgadas podem também ser usadas em saladas verdes. Os biscoitos são picados e substituem outros tipos de carboidratos.
5) Não fique na vontade. Deu vontade de comer algo mais calórico? Coma. É melhor saciar um desejo com moderação do que ficar insatisfeito e desandar com a dieta. Não vale a pena se desanimar a continuar na dieta por causa de uma vontade única. Caso você exagere, compense no dia seguinte. Só não fique muito tempo em jejum ou sem comer. Isso é pior, pois pode causar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e uma consequente compulsão por comida.
6) Opções doces se você não vive sem doce, aqui vão algumas idéias para não ficar sem o açúcar e adaptar o seu consumo:
6.1) 1 iogurte desnatado (22g) batido no liquidificador com 2 ameixas sem caroço ou com 2 damascos secos (100cal.);
6.2) 2 colheres de suco em pó diet do sabor preferido misturados com iogurte desnatado (75cal.);
6.3) 2 biscoitos água e sal com 2 colheres (chá) de geléia dietética (75cal.) acompanhadas de seu chá preferido;
6.4) 1 iogurte desnatado com granola e passas.
7) Mude o foco. Na dúvida se está ou não com fome, desvie o foco da comida. Vale beber água, ler uma revista, entrar na net, jogar um jogo ou ligar para uma amiga. O importante é deixar passar a vontade de comer, 'esquecendo-se' dela.
8) Estimule os sentidos. Aprenda a comer com todos os sentidos. Sinta o aroma e a textura da fruta, mastigue devagar cada alimento sentindo o sabor, ouça o barulho que o alimento faz na sua boca. Essa valorização do alimento faz com que a degustação fique cheia de prazer.
9) Chá calmante para ansiedade. Quando sentir fome entre as refeições, tome chá frio de melissa ou de camomila. Muitas vezes, a fome nada mais é do que uma dose de ansiedade que tem que ser controlada de alguma forma. Em vez de comer, vá de chá e acalme-se.
10) Respiração potente. Eis um exercício de respiração que ajuda a diminuir a sensação de fome: feche a boca, deixando os lábios entre abertos, e encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por 3 minutos, algumas vezes ao dia. Com esse exercício você relaxa e sente uma sensação de refrescância na boca. Novamente você conseguirá perceber se estava mesmo com fome ou se era gula, simples ansiedade.
|